Novas Resenhas :

As vantagens de ser invisível


Oi oi, pessoal!
Nem acredito que estou postando essa resenha... Sei que na internet existem diversas resenhas sobre esse livro, mas foi o que eu li... rsrs Então bora lá!


Título: As vantagens de ser invisível
Editora: Rocco
Autor: Stephen Chbosky
Páginas: 223
Média de Preço: R$29,50

Sinopse:
Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.
Minha resenha:
O que você faria por um amigo? Quais são os seus limites? Como é se sentir invisível? E infinito?
São com essas perguntas, que começo a resenha de As vantagens de ser invisível. Pode ser que alguns não compreendam, ou outros saibam responder. Depende de cada um.
Como seria, se você escrevesse cartas para um alguém, do qual você não quer que ninguém saiba?
É assim a narrativa desse livro misterioso. Charlie envia cartas para um amigo, que não sabemos o nome, o endereço, a idade, a naturalidade... Nada. Isso mesmo... Trata-se de como sua imaginação vai fluir.
E é a partir dessas cartas bem íntimas, que este conta toda a sua rotina, aventuras, decepções, amores, desejos e ambições. Ou seja, seus sentimentos.

E por mais incrível que seja, acabamos vivendo a sua vida, e entrando no personagem.
Vivemos todas as suas aflições e também as felicidades; vivemos sua vontade de viver a vida e de fugir dela.
Entramos num mundo jovem, da música, da bebida, do sexo e dos relacionamentos tanto familiar como entre amigos. E é assim, que enfrentamos o dia a dia de Charlie.
O que primeiramente me impressionou no livro é a narrativa. Como já havia falado, tudo é escrito em cartas. Você simplesmente pode acompanhar a vida do protagonista no seu cotidiano. E caso queira, pode ler o livro calmamente; uma carta por dia.
Para àqueles que têm um ritmo de leitura mais rápido, é um livro de um dia, mas também há a opção de lê-lo devagar.
Inicialmente, fiquei muito estressado com o personagem. Muitas vezes queria entrar no livro, virar para ele e gritar: “Vive sua vida”, mas não pude...  O enredo mostra muito o isolamento da pessoa, mas não porque ela quer, mas sim porque é natural e tudo é explicado depois.
No meio da leitura, já estava pensando em que nota iria dar para o livro, então pensei em 3,0 ou 3,5; mas o bonito e emocionante da obra se passa no final.
Tudo acontece no término da narrativa e é de ficar emocionado com todo o desfecho. Sendo assim, tive que aumentar minha avaliação...

Obs.: Outra coisa que me incomodou durante enredo, foi a repetição de palavras... O personagem possui uma escrita muito precária. Não sei se isso foi intencional, pois se trata de um jovem de 15 anos, ou se foi por outro motivo.
Em conclusão, penso que a leitura é ótima para quem curte ler um livro num dia livre, que fale um pouco sobre juventude, descobertas e sentimentos. J
Trailer da Adaptação para Filme:
Minha resenha em vídeo:

Minha avaliação: 4,0
Espero que tenham gostado. :)
Caio / Newspaper Book
Share this article :

Postar um comentário

 
Suporte : Otávio Freitas Teixeira
Copyright © 2011. Newspaper Book - Todos os direitos reservados