Novas Resenhas :

Os Miseráveis (Adaptação)

Olá, gente! Sei que fiquei muito tempo sem escrever nada, mas estava fazendo várias provas para minha escola e precisei estudar bastante!


Título: Os Miseráveis
Editora: Moderna
Adaptação de Victor Hugo: Walcyr Carrasco
Páginas: 214
Média de Preço: R$31,00


Sinopse:
Os Miseráveis, obra clássica do escritor Victor Hugo, completou um século e meio no ano passado. Publicado pela primeira vez em 1862, o texto ganhou o mundo, foi adaptado pela primeira vez para o cinema em 1907, virou história em quadrinhos, novela e o musical mais assistido da história. Agora, acaba de chegar às telas brasileiras mais uma adaptação, dirigida por Tom Hooper, recomendada para maiores de 10 anos.

O tamanho do romance original – mais de 500 páginas – é obstáculo para muitos leitores. Talvez por isso tenha se tornado uma das obras mais traduzidas e reescritas da história.

As crianças (ou pré-adolescentes!) que forem ao cinema e se emocionarem com a história de Jean Valjean, o menino pobre, órfão de pai e mãe que é preso ao roubar pão, poderão se deliciar com a adaptação feita pelo escritor, dramaturgo e roteirista Walcyr Carrasco, relançada pela Editora Moderna.

Nela, o escritor ajuda o leitor a se situar no tempo, em meio a um enredo cheio de idas e vindas. Carrasco mantém os diálogo de Victor Hugo com o leitor, conduzindo-o com intimidade pela narrativa. O livro apresenta uma linha do tempo, feita por Marisa Lajolo e Luciana Ribeiro, dos caminhos percorridos pelo romance no mundo e um painel de imagens históricas. Estão lá Victor Hugo, em imagem de 1867, página de rosto da edição original, ilustrações, caricaturas e outras preciosidades.

               Minha resenha:

Meu pai, grande leitor, sempre havia me falado sobre vários livros épicos e um desses sempre foi Os Miseráveis de Victor Hugo, mas ele costumava dizer que eu ainda era muito nova para livros de linguagens como este. Quando minha escola pediu para comprarmos Os Miseráveis, uma adaptação de Walcyr Carrasco, fui a única da turma que leu o livro todo. A adaptação não é grande, por sinal, é bem rápida. Os capítulos são pequenos e contém algumas imagens grandes, mas nem todos possuem ilustrações.
A história gira mais ou menos em torno de dois miseráveis, um deles é Jean Valjea, que foi preso bem novo enquanto tentava alimentar sua família, e Fantine uma jovem que nunca conseguia trabalho pois possuía uma filha.
Jean Valjean é preso e fica dezenove anos na galés (onde condenados cumpriam a pena de trabalhos forçados) e quando saiu era um homem amargurado e frio, mas uma boa ação de um bispo fez com que ele abrisse seus olhos para um novo horizonte. Jean Valjean muda-se e vai em direção a um outro extremo da França, onde troca seu nome por Madeleine, vira um empresário riquíssimo, dono de uma fábrica e conhecido como extremamente caridoso e bondoso. A fábrica de Jean Valjean é o único lugar onde Fantine consegue um emprego, mas para isso precisou deixar sua filha Cosette sobre os cuidados dos ambiciosos Thénardier, detalhe que Fantine não fazia ideia quando deixou sua filha. Com o passar do tempo, os Thénardier pediam cada vez mais dinheiro a Fantine para cuidar de Cosette, e quando a jovem perdeu o emprego na fábrica, foi obrigada a vender seus longos cabelos loiros, seus dentes e seu próprio corpo para manter a filha viva. Jean Valjean, ao saber da situação de Fantine, tenta ajudá-la antes que seja tarde demais, e promete que cuidará de Cosette se algo ruim acontecer.
O nobre senhor Madeleine vive fugindo de um chefe de polícia que desconfia ser ele na verdade um antigo presidiário chamado Jean Valjean. Com Cosette para proteger, Jean Valjean foge de várias pessoas enquanto tenta manter um jovem admirador da menina, Marius, o mais longe possível.
As páginas são amareladas e as letras grandes de cor roxa, bastante agradável para a leitura. Já comecei a ler o original de Victor Hugo e posso dizer que Walcyr Carrasco fez um ótimo trabalho para facilitar a leitura de um livro tão celebre como esse.
Os Miseráveis é um livro cheio de histórias fascinantes sobre miseráveis de dinheiro e miseráveis de alma. Recomendo para todos aqueles que gostariam de ler um clássico com palavras mais simples e menos páginas, mas ainda assim com uma grande história por dentro.

Trailer da Adaptação para Filme:
Minha Avaliação: 4,0
Beijinhos!
Laura\Newspaper Book
Share this article :

Postar um comentário

 
Suporte : Otávio Freitas Teixeira
Copyright © 2011. Newspaper Book - Todos os direitos reservados