Novas Resenhas :

O palácio de inverno


Olá, pessoal
Vim mais uma vez para postar uma resenha escrita de um super livro que li nesse fim da semana... Bora lá. :)

Título: O Palácio de Inverno
Editora: Companhia das Letras
Autor: John Boyne
Páginas: 556
Média de Preço: R$ 39,50

Sinopse:
Na primeira vez em que alterou o curso da história, em 1915, o então jovem camponês russo Geórgui Jachmenev conseguiu impedir um atentado à vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar. Esse involuntário ato de bravura acaba por assegurar a Geórgui um lugar de honra na corte de Nicolau II, que o nomeia guarda-costas pessoal do seu filho, o também adolescente Alexei Romanov. Em 1981, agora cidadão britânico e funcionário aposentado da biblioteca do Museu Britânico, o octogenário Jachmenev, enquanto vela pela saúde da esposa Zoia, que vive os últimos estágios de um câncer devastador, deixa a memória flutuar, recordando aleatoriamente os fatos de sua vida, grande parte deles ligados diretamente a eventos históricos que transformaram o séc XX. Rasputin, Winston Churchill, um amigo de Charles Chaplin, o último czar russo e outros personagens históricos de vulto misturam-se às pessoas comuns do imaginário de Jachmenev, à medida em que sua memória vai aproximando os dois momentos mais importantes de sua trajetória, aquele que conquistou o amor de sua vida e aquele em que está prestes a perde-lo de forma definitiva.
Minha Resenha:


Antes de tudo, tenho que dizer que essa vai ser, para mim, a resenha mais especial no blog.

O Palácio de Inverno foi o segundo contato meu com o John Boyne e sabia que não me arrependeria. O primeiro livro que li, foi O menino do pijama listrado e sempre achei que foi um dos livros mais emocionantes que havia lido, mas não foi! E por quê?  Por que O palácio de Inverno é o livro que está no topo da minha estante, e é uma obra que levarei para o resto da minha vida.

Consigo defini-lo em dois gêneros: romance e drama e consigo dar duas características que resumem tudo: perfeito e emocionante. Então bora falar sobre a história.

O protagonista do livro vai ser Geórgui Jachmenev que salvou a vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar, de um atentado durante sua passagem na vila em que Jachmenev morava.

Após esse ato de bravura, ele consegue um lugar de honra na corte do czar da Rússia, Nicolau II, como guarda-costas pessoal do czaréviche, Alexei Romanov.

Em 1981, agora cidadão britânico e funcionário aposentado da Biblioteca do Museu Britânico, ele vive com sua esposa, Zoia, que está em seus últimos estágios de câncer.

Concidentemente, ele deixa sua memória viajar e relembrar o seu passado e os acontecimentos que marcaram sua vida no século XX.

A narrativa do livro é impressionante. O escritor relata momentos históricos de uma forma muito mais dinâmica. Não é um livro que fale só da história da Rússia durante a dinastia Romanov e sim um romance que envolve um trecho importante do século XX.

O livro intercala entre a vida do protagonista em sua juventude, ou seja, até o período em que esteve na Rússia e sua vida com sua esposa, Zoia, e o que fizeram. Por isso é um romance emocionante.

Como tudo é dividido em épocas diferentes, a leitura é super rápida, o que nos faz acabar o livro em poucos dias. Quando comecei a lê-lo, não consegui parar até terminar e revelar os segredos que precisavam ser revelados.

Tudo é muito bem construído, de acordo com relatos históricos, ou seja, acontecimentos reais.

Tenho, também, algumas observações importantes para fazer. Para quem conhece a família Romanov, sabemos o fim da história. Claro, que existem muitas coisas que descobrimos e em nenhum momento o livro perde o seu encanto. Percebi, que quando se sabe um pouco sobre essa dinastia russa, percebemos traços importantes ao decorrer da narrativa.

Sendo assim, antes de ler o livro, saiba que caso queria pesquisar mais sobre a família Romanov, irá buscar spoiler, mas ao mesmo tempo irá entender muito melhor a história e pequenos detalhes durante o livro.


Para quem não quer fazer nenhuma pesquisa, não há problema algum, visto que o livro é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os quais e explorar esse mundo encantador.

E também há aqueles, que podem lê-lo como um romance e drama qualquer.

Por isso, que digo que o escritor é genial. Ele escreveu um livro voltado para todos os três tipos de interesse.


Outro caso importante, é que achei o título em inglês mais significativo do que o em português.

Para quem não sabe, o título original é The house of special purpose, que traduzido, fica como A casa para fins especiais. Dentro da história do livro, esse título aparece em diversos locais com um significado único e especial para o protagonista.

No entanto, O palácio de inverno é um título que está relacionado somente com o enredo, porém penso que poderiam manter o original.

E então é isso! O que relatei aqui não chega nem aos pés do que essa obra de arte merece. Não deixem de ler... Leitura mais que recomendada.
Minha Resenha:

Minha Avaliação: 5,0
Espero que gostem :)
Caio / Newspaper Book
Share this article :

Postar um comentário

 
Suporte : Otávio Freitas Teixeira
Copyright © 2011. Newspaper Book - Todos os direitos reservados