Olá, pessoal!
Vim aqui em mais uma nova postagem para fazer minha primeira resenha escrita de um livro. Para quem não sabe, esse blog ainda está no início e eu, até agora, só fiz resenhas por vídeo, mas resolvi que quando o livro for muito bom e especial, farei resenha escrita aqui e mostrarei no vídeo a estrutura do qual.
Já faz uma semana que o li, mas lembrei de tudo e escrevi. Queria muito esperar para fazer essa postagem mais para frente, mas não me aguentei... Então Bora lá. :)
Título: Sob a redoma
Editora: Suma de Letras
Autor: Stephen King
Páginas: 950
Média de Preço: R$79,90
Sinopse: Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade. Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas. No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.
Minha Resenha:
Bom pessoal, então vamos ver o que eu achei do livro.
Esse foi o meu primeiro contato com o Stephen King, por isso estava muito receoso na leitura do livro, contudo após ver diversos vídeos em vlogs e blogs literários, cheguei a conclusão que, realmente, queria lê-lo. E não me arrependi. Que venha a resenha!
Imaginem que, em um final de semana comum, você acorde com o barulho de uma explosão, mas não sabe o que é... Então, você percebe que muitas pessoas estão saindo de suas casas e se “aglomerando” nas ruas... Você sai e descobre que um pesadelo acaba de se iniciar.
O que acabou de acontecer, na verdade, foi o surgimento de uma redoma, uma bolha invisível que divide a sua cidade do resto do mundo, mas você não sabe como ela apareceu, quem a colocou, qual o motivo e quando ela sairá. Acidentes começam a ocorrer do nada. Carros batem no nada, aviões se despedaçam no ar e ninguém sabe de nada.
Quem está fora não entra e quem está dentro não sai. Ao mesmo tempo em que não se sabe o que é “a coisa”, nem como destruí-la, porque o que está por vir não está sendo esperado. Ao começarmos o livro, achamos que se trata de uma simples história, mas aí que nos enganamos. Ela vai tratar da redoma, em segundo plano.
Juntamente com todos esses problemas, temos os protagonistas e antagonistas. No Thriller, tem-se diversos protagonistas, como Barbie, Julia, Rusty, Linda, Rommie e entre outros(a narrativa ocorre com a visão de vários personagens em diferentes tempos e locais, ou no mesmo momento, só que com visões diferenciadas). Como antagonistas, temos o Big Jim Rennie, segundo vereador, juntamente com seu filho e a polícia local.
Big Jim, irá se destacar no livro, por fazer de tudo para conseguir poder e tornar-se o imperador; ditador; “o poderoso” da cidade de Chester’s Mill, podendo até matar para conseguir o que deseja. Mas para isso, ele vai ter a ajuda de seu filho, Junior, que esconde um terrível segredo.
Como se não bastasse todos os imensos e desumanos problemas causados pelo vereador, todos estão expostos a mais problemas. Além de se tratar das relações sociais diferenciadas, devido ao isolamento, o campo de força também causará diversos problemas ecológicos, como poluição, aumento de temperatura, falta de chuvas, ar rarefeito e entre outros danos que farão da vida da população um verdadeiro caos.
Sendo assim, todos terão que lutar para sobreviver a tudo isso.
O livro é enlouquecedor! Quando terminei de ler, fiquei uns cinco minutos parado pensando em tudo... É tudo um exemplo do que ocorre na nossa sociedade, mas não paramos para pensar, mas vendo por outra visão começamos a comparar tudo e chegar a uma conclusão. O livro te prende do início ao fim, mesmo sendo quase 1.000 páginas. Li em uma semana e depois que você começa a ler, não consegue parar até acabar.
Como se não bastasse, ainda presenciamos acontecimentos em cada capítulo e mais ainda no fim da leitura. Não se enganem quanto ao tema sociedade, porque ele não é nem parecido com os livros de George Orwell, mas sim um livro mais “dinâmico”. E também não percebi terror algum no livro, ou seja, em resumo de tudo, o livro é perfeito e super recomendado. Stephen King é o cara!
Antes de terminar a resenha, gostaria de dizer, que a linguagem do texto é bem contemporânea, fazendo citações de outros escritores, filmes, séries, livros e também utilizando um linguajar bem atual...
Booktrailer:
Parte 1 do Livro (O avião e a marmota): Sob a redoma - Editora Objetiva
Resenha em vídeo:
Caio / Newspaper Book
+ comentários + 1 comentários
Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo
livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de
um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de
todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas
usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais
mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite
reverso...a capa do livro é linda, ela traz o universo de fundo.
www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
Postar um comentário