Novas Resenhas :

A Moreninha


Olá, pessoal!  
Hoje vim aqui para mais uma resenha sobre um livro importantíssimo para nossa cultura brasileira!

Título: A Moreninha
Editora: Moderna
Autor: Joaquim Manuel de Macedo
Páginas: 252
Média de preço: R$ 12,90
Sinopse:
Como se manter fiel ao juramento de amor feito no passado, diante de uma nova e ardosa paixão? É o que se pergunta Augusto ao conhecer Carolina, a Moreninha. Esta divertida história de amor retrata com perspicácia a sociedade do Rio de Janeiro do Segundo Reinado.

Minha Resenha:
Para quem não sabe a obra A Moreninha foi uma das primeiras obras escritas no período literário conhecido como Romantismo. 

O Romantismo surgiu logo após o movimento de independência do país em 1822. Até aquele momento toda a cultura brasileira era motivada; influenciada pelos costumes, hábitos e tradições europeias. Isso quer dizer que ainda não possuíamos uma cultura única; singular. Quando o Brasil se separou de Portugal houve a necessidade da criação e exposição de uma cultura plenamente brasileira; nossa, que mostrasse nossos próprios costumes e tradições.
A caracterização nas artes estava sempre relacionada com a idealização (retirando o pensamento racional das coisas). Tudo era idealizado, perfeito, perfeito e sem problemas. Outras características são a subjetividade, sentimentalismo e o individualismo.
A obra, da qual estou fazendo resenha pertence ao segundo momento do Romantismo, conhecido como mal do século. É nesse meio que percebemos a presença do sofrimento amoroso, do amor não correspondido, da idealização da mulher, do amor e da morte.
Tudo isso é retratado desse livro de Joaquim Manuel de Macedo de forma perfeita, com um pouco de humor, romance, drama e acontecimentos surpreendentes.
O enredo se baseia numa aposta que o protagonista, Augusto, faz como seus amigos de que não iria se apaixonar nem ''ficar'' com nenhuma mulher durante sua viajem à ilha onde um de seus amigos possui uma casa. Todos vão para lá com o objetivo de festejar e aproveitar o período de recesso dos estudos, mas muitas coisas estão para acontecer e surpreende o leitor. Além de Augusto temos a presença de Carolina, a Moreninha, que nos acompanha durante todo o romance.
A partir do período em que foi retratada, a obra relata um pouco sobre a sociedade do Rio de Janeiro durante o Segundo Reinado.

O livro possui uma velocidade impressionante e, por ser bem pequeno, é uma leitura super rápida.



Minha Avaliação: 5,0








Share this article :

Postar um comentário

 
Suporte : Otávio Freitas Teixeira
Copyright © 2011. Newspaper Book - Todos os direitos reservados