Novas Resenhas :

Capitães da areia


Olá, pessoal

Sei que a resenha dessa semana está um pouco atrasada, mas consegui escrever agora... Bora lá

Título: Capitães de Areia
Editora: Companhia das Letras
Autor: Jorge Amado
Páginas: 288 (Edição de Bolso)
Média de preço: R$ 24,00

Sinopse:
Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo.


Resenha:
Então vamos começar a resenha desse incrível livro.
Capitães da areia conta um pouco sobre o cotidiano de meninos que moram em um trapiche em Salvador. Mas esses garotos não vivem uma vida qualquer. O livro retrata um pouco do dia a dia dessa pequena parcela da sociedade que foi abandonada e que tenta sobreviver ao mundo.
Fiquei muito triste de não poder contar mais um pouco sobre o livro, porque qualquer coisa que eu falasse seria spoiler. Todavia posso dar algumas informações importantes e bem instigantes.
Capitão da areia foi a denominação dada a esse grupo bastante famoso em Salvador naquela época. Eram meninos que tinham que arranjar uma forma de sobreviver, enfrentando, diariamente, desafios e novas “aventuras’’.
Quando vi que teria que ler esse livro, fiquei um pouco assustado por se tratar de um clássico, mas me surpreendi e posso afirmar que Capitães da areia se tornou meu clássico favorito.
Foi incrível poder ler um pouco sobre uma época bastante movimentada de Salvador, seus acontecimentos, suas injustiças e seus problemas.
A obra trata, na maioria das vezes, sobre a cidade de Salvador, mas ele também narra um pouco sobre um dos fatos mais terríveis no mundo; uma doença que marcou a vida de muitas pessoas. Mas para descobrirem de que doença estou falando, terão que ler o livro.
A estrutura gráfica do livro é muito boa. A diagramação da edição de bolso é um pouco ruim, por isso aconselho a leitura da outra edição.
Então é isso... Para quem procura um ótimo livro para o feriado com um pouco crítica social, super-recomendo. J  
Trailer da Adaptação para cinema:
 Minha resenha em vídeo:

Minha avaliação: 5,0
Caio / Newspaper Book
Share this article :

Postar um comentário

 
Suporte : Otávio Freitas Teixeira
Copyright © 2011. Newspaper Book - Todos os direitos reservados