Novas Resenhas :

As Crônicas de Nárnia


As Crônicas de Nárnia - Volume Único

Olá, pessoal!
Novamente aqui para mais uma resenha escrita!!! Estou adorando fazer essas resenhas para vocês! Então vamos para a próxima...

Título: As Crônicas de Nárnia
Editora: Wmf Martins Fontes
Autor: Clives Staples Lewis
Páginas: 752
Média de Preço: 99,00

Sinopse:
Nos últimos 50 anos, "As Crônicas de Nárnia" transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, um único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com um ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e diretas, "As Crônicas de Nárnia" continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo 50 anos após terem sido publicadas pela primeira vez.

OBS.: Coloquei a sinopse do volume único, portanto não é especificado cada livro.

Minha resenha:




Bom, o livro que li essa semana, foi o volume único de As cônicas de Nárnia, portanto não pude colocar a sinopse de cada livro aqui, já que são sete ao todo, porém vou comentar sobre cada livro lido.


Obs.: Os dois últimos livros (A Cadeira de Prata e A Última Batalha) não serão resenhados, porque ainda não foram lidos, mas em breve terá resenha aqui no blog.

Obs.2: Irei dividir a resenha em cinco, correspondente a cinco livros.

Atenção: Essa resenha contém spoiler!

Primeiro livro: O Sobrinho do Mago

Vou confessar que esse livro estava a tempo em minha prateleira aberto na metade, sem ter continuado. Da primeira vez que tentei lê-lo, não tive sucesso, mas tentei novamente. No início, a história não corresponde as nossas perspectivas. Não leia o livro, pensando que irá encontrar Lúcia, Edmundo, Pedro e Susana. Por isso me decepcionei de início, mas continuei. Após ver os filmes, fiquei muito confuso ao ler o livro, porque a ordem cronológica dos filmes, não é a ordem dos acontecimentos nos livros, o que me deixou bastante irritado. Os filmes, só foram feitos com as partes onde os filhos de Adão e as filhas de Eva (os reis de Nárnia) aparecem nas histórias.

Sendo assim, se você acha que vendo o filme, entendeu tudo, está profundamente enganado. A versão cinematográfica tirou pontos importantíssimos das narrativas que nos faz entender o que se passará em frente. Mas tirando esse imprevisto, vamos falar dos livros.

O Sobrinho do Mago vai contar a história de Digory e Polly, que são vizinhos e moram na Inglaterra. A narrativa se inicia, quando os dois se conhecem e resolvem desvendar o mistério de uma passagem subterrânea. Ao passar por essa passagem, vão parar no escritório do tio de Digory, André, que é conhecido como bruxo; mágico. Esse seu tio, possui dois pares de anéis, amarelos e verdes, e oferece ao sobrinho e a amiga para experimentá-los. O que eles não sabem, é que eles serão levados para uma terra desconhecida e que tudo era uma experiência do tio. Nessa terra, intitulada de Nárnia, eles conhecem Aslam, o grande rei, e todos os habitantes, como animais e plantas falantes. Nárnia é um mundo que está sendo criado e também um mundo que provém de magia.

Juntamente com Digory e Polly vem seu tio, e outros personagens que nesse livro são secundários, mas ainda aparecerão nos próximos com força. Posso dizer que a narrativa no início é meio enrolada, mas depois se desenvolve, por isso o considero um livro de introdução.

Segundo livro: O Leão, a feiticeira e o guarda roupa.

No segundo livro da série, percebemos a introdução de Edmundo, Pedro, Susana e Lúcia como reis e rainhas de Nárnia. Essa obra foi transformada em filme.

Tudo se inicia, quando os quatro irmãos vão para casa de um professor de inglês, no meio da guerra. Essa casa funciona como refúgio dos acontecimentos externos da Inglaterra. É uma casa no campo e muito grande, que também foi citada no livro anterior. Acho que todos sabem agora, quem é o professor de inglês...

Dentro dessa casa, existe um quarto que possui apenas um guarda roupa que foi construído da madeira de uma árvore plantada na casa de Digory, no O Sobrinho do Mago, que provém de magia de Nárnia. Esse móvel será descoberto por Lúcia, que em meio a uma brincadeira, resolve se esconder dentro do qual, mas o que ele não sabe é que alí é um portal para um mundo totalmente diferente e mágico. Mais tarde, os quatro entrarão nesse mundo, mas se depararão com um enorme problema.

Nárnia, no momento, é fria, não se tem Natal, não se tem verão, somente inverno e os animais não são os mesmos. Isso tudo, porque existe uma feiticeira que se intitula Rainha de Nárnia, a Feiticeira Branca.

O enredo vai envolver o combate entre os quatro reis e a feiticeira, lutando contra o mal e a injustiça, para que Nárnia volte a ser o que era.

- Fiquei muito satisfeito com a história e com a narrativa. Um livro rápido, mas o que me incomodou, foi que o escritor não soube muito, ou não se aprofundou muito na guerra em si, e sim no que levou a ela. Percebi que o grande momento, em que ficamos mais nervosos, não foi muito narrado, tornando o trecho bem rápido e pouco descritivo.

Terceiro Livro: O cavalo e seu menino

Nesse terceiro livro, temos poucas passagens que possuam os reis de Nárnia, mas eles ainda continuam em Nárnia. Todavia, a história não vai ser direcionada a eles e sim a Shasta e seu cavalo, Bri, que enfrentam uma aventura, porque o menino resolve fugir da Calormânia em direção a Nárnia, para encontrar com outros animais falantes e viver uma vida livre e melhor.

Nessa aventura, ele conhece Aravis e seu cavalo, Huin, que também entram nessa aventura com eles em direção ao país da magia. Tudo inicialmente ocorre muito bem, até que eles se deparam com uma batalha entre Nárnia e a Calormânia.

Novamente, esse livro serviu como uma “meia introdução” para o próximo livro, mas mesmo assim foi uma narrativa excelente. Uma história de amizade e companheirismo, sem perder a porção de magia da terra encantada.

Quarto livro: O Príncipe Caspian

No quarto livro da saga, temos novamente como protagonistas, Edmundo, Lúcia, Pedro, Susana e Caspian. Milhares de anos se passaram e Nárnia está sendo governado por Miraz, que é um usurpador e se intitula rei das terras mágicas. Para que seu filho seja rei também, ele tentará matar o verdadeiro herdeiro do trono, Caspian. Este ao ficar sabendo de tudo, foge e vai atrás da verdadeira Nárnia, dos animais falantes, das árvores com vida e da magia que sumiu há muitos anos.

Tanto Aslam, quanto os quatro filhos de Adão e Eva se tornaram uma lenda, que muitos não acreditam. Até que, em perigo, Caspian resolve tocar a trompa mágica de Susana, que vai fazer os reis e Aslam voltarem para seus reinos e ajudar seus súditos.

Nesse livro, conta-se mais uma aventura do bem contra o mal, mas a diferença é que tudo foi muito bem construído e argumentado o qu
e fez o livro se tornar um dos melhores.

Ocorrerá, então, uma guerra entre Miraz e todos os bichos de Nárnia para protegerem as terras e devolver à Caspian, o que lhe é de direito.

Novamente, a parte da guerra foi bastante rápida e não muito descritiva, mas a história em geral é muito interessante.

Quinto Livro: A viagem do Peregrino da Alvorada

No quinto livro, temos a volta some
nte de Lúcia e de Edmundo, juntamente com seu primo, Eustáquio. Gostei muito de como o início da história foi rápido e inesperado.

Eles iniciam sua aventura no navio, Peregrino da Alvorada, junto com Caspian para chegar às terras de Aslam, ou seja, ao fim do mundo; Ilhas Solitárias. A narrativa é basicamente essa trajetória de Nárnia para o fim do mundo, passando por diversas ilhas, encontrando diferentes pessoas e grandes mistérios. E além de tudo, eles precisam encontrar sete amigos perdido de Caspian.

A narrativa é envolvente do início ao fim e vale muito a pena ser lido.

Eu paro por aqui, porque só li até esse livro, mas em breve terminarei o resto e farei resenha aqui no Newspaper Book.

OBS.: As crônicas de Nárnia são livros que podem ser lidos individualmente, não tendo, então, a necessidade de ler o próximo da série para saber o fim dos acontecimentos.




Minha Avaliação: 5,0 (Volume único - nota generalizada)



Trailer dos filmes:


Minha Resenha:

Espero que tenham gostado :)
Caio / Newspaper Book
Share this article :

Postar um comentário

 
Suporte : Otávio Freitas Teixeira
Copyright © 2011. Newspaper Book - Todos os direitos reservados